sábado, 17 de abril de 2021

"E Jesus lhes disse: Sou eu, não tenhais medo!" Jo 6,20

Mas Jesus lhes disse: Sou eu, não tenhais ." Jo 6, 20
Eu nunca havia pensado esse Evangelho sob a ótica dos discípulos que, cansados de esperar por Jesus, que estava no monte orando, resolvem partir sozinhos para o outro lado do mar. Ansiosos, eles tomam a decisão por conta e não levam Jesus consigo. Mas, em meio ao mar turbulento, ao vento forte que quase virava o barco,  Jesus aparece andando sobre as águas.  Ele que havia multiplicado os pães e alimentado uma multidão,  horas antes, porque Ele é Deus e pode fazer com o pão o que Ele quiser, agora, enfrenta as leis da natureza e contra toda a lógica humana, Ele caminha sobre as águas.  A serenidade de Jesus contrasta com o medo e a ansiedade dos discípulos. 

Ele prova que pode fazer o que  quiser com o corpo dele também, tanto quanto, pôde fazer com a matéria do pão.  É um pré-anúncio da Eucaristia. 

E para finalizar essa reflexão,  me vem à memória, tantas vezes que eu, na ansiedade, atravesso, ou tento atravessar o mar turbulento da vida, longe da presença de Deus, sem recorrer ao seu auxílio,  sem pedir que Ele venha comigo.

Mas Jesus é misericórdia infinita! Mesmo diante do meu abandono,  dos meus inúmeros pecados, da minha ignorância,  Ele me acolhe, acalma as tempestades da minha vida e me reconduz às águas calmas e cristalinas. Ele me abraça e diz baixinho em meus ouvidos: "Sou Eu, não tenhais medo. "

Jo 6, 16-21


Nenhum comentário:

Postar um comentário