quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um dia na padaria


Andando pela cidade é possível encontrar uma diversidade de situações, mas é preciso observar cuidadosamente para perceber o que está nas entrelinhas...
Dia desses entrei na padaria com minha filha de 3 anos e 10 meses. Passamos pela porta estreita e uma criança de aproximadamente 10 anos entrou empurrando a gente, seguida de sua mãe e seu irmão mais novo. Eram pessoas simples. Eles se aproximaram do balcão repleto de doces e bolos de encher os olhos de qualquer um. A mãe perguntava à menina:
_ Qual é o bolo que você viu?
A menina apontava para uma torta de chocolate linda! Ela tinha uma cobertura enfeitada com fatias de chocolate, especialmente colocados em cima, e outros detalhes em dourado. A mãe, após ouvir a filha, solicita à atendente uma fatia do bolo escolhido.
_ Moça, dá um pedaço deste bolo aqui!
A moça atrás do balcão observa que existem outros dois bolos já fatiados para venda e diz para a mãe que não poderia começar outro, já que havia dois a disposição dos clientes. Além do mais, um dos bolos já cortados era idêntico ao que a garota queria.
_ Olha moça, eu já fui em outra padaria, mas ela não queria nenhum bolo de lá. Desde que ela viu este aqui, é só o que ela quer.
A vendedora chamou a nutricionista da empresa. Faltava energia no estabelecimento naquela hora. A outra então começou a ouvir o que a mãe dizia, já com a voz alterada:
_ Minha filha está doente de vontade de comer este bolo aqui, e eu só quero você corte um pedaço! Agora uma criança vai morrer de vontade de comer um pedaço de bolo só porque você não quer contar ele?
A nutricionista ouviu tudo atentamente, e com muito cuidado e delicadeza argumentou:
_ Minha senhora, nós entendemos que sua filha está com vontade de comer o bolo, e nós não estamos negando isso para ela. Só que aqui nós também seguimos ordens e fomos instruídas a iniciar somente dois bolos por dia. Espero que a senhora entenda. Este outro bolo é igualzinha ao que ela quer, só que já está começado!
A mãe então se acalma e convence a filha de que o que a moça dizia era verdade, os bolos eram iguais!
Comprei o meu pão e ainda comprei um sorvete para a minha criança! A vontade era de comprar o bolo inteiro para a criança. A mãe pediu só uma fatiazinha para a menina, pois o doce custava caro. 
Comecei a pensar quantas vezes por dia isso acontece naquela padaria. Crianças descalças que olham e desejam aquela verdadeira gostosura!
Fiquei com a aquela imagem na minha mente. Talvez pela situação gerada entre as funcionárias da padaria e os clientes que aguardavam atendimento, enquanto tudo se resolvia. Talvez pelo menino, pois o pedaço do bolo era muito pequeno para os dois? Não fiquei lá para ver se ele queria outro doce ou se iria repartir com a irmã aquele mísero pedaço.Talvez por pensar naquelas duas crianças e em tantas outras desejosas de apenas uma fatia de bolo de chocolate. Ou então pela insistência da mãe, que queria fazer a vontade da filha. Ou ainda pela sabedoria da atendente, que buscou resolver o problema com educação e simplicidade.
Ética e profissionalismo são qualidades admiráveis em qualquer profissão. É preciso olhar para as outras pessoas com carinho, sem ofender. Admiro quem trabalha no comércio, porque tem que estar sempre sorrindo para agradar aos clientes, e ainda suportar momentos de verdadeira humilhação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário